Gastronomia

O Reservatório de Itaipu conhecido como o “Lago de Itaipu” mudou a face da antiga margem do rio Paraná. O que era fluvial virou lacustre. Hoje as margens do Lago de Itaipu cobrem cerca de 250 quilômetros entre Foz do Iguaçu e Guaíra e isso falando do lado brasileiro. Nos últimos 50 anos a região foi alvo de projetos de colonização que atraiu especialmente elementos étnicos alemães, italianos e poloneses com pitadas de várias outras nacionalidades. Aqui, todos passaram a levar uma vida de colonizadores, pessoas simples da “colônia”. Gastronomicamente falando a região tem toda uma proposta de comidas coloniais. Entre elas e muito presentes estão os cafés coloniais que podem ser tanto italianos como alemães.

Além dos cafés coloniais existem ainda uma oferta enorme de produtos coloniais que são todas aquelas coisas feitas na colônia – repito aqui sinônimo de vida rural, roça. Fora isso ainda há as comidas e pratos de cada nacionalidade. Exemplos:

Alemães
"Eisbein" - joelho de porco da Marina Nacional do casal Sabine e Pedro Alt. A elegante parada fica em Pato Bragado. Em Foz do Iguaçu, você encontra "eisbein" no Restaurante Tirol.

Italianos
Veja só essa torta a base de mandioca feita com receita da Torta de mandioca da Dona Marinês Olivo do Recanto Olivo em Medianeira. Típica comida italiana da Colônia ou "dell'Italia coloniale", Hein?

Acrescente a isso, as oferta e propostas criadas por quase todos os municípios ligadas a alguma festa local, aniversários e comemorações:

Porco no rolete
Pintado na telha
Dourado no carroussel
Porco à pururuca
Chipa paraguaia
Boi no Rolete

Foz do Iguaçu, que também margeia na região de Três Lagoas e na Vila Bananal, apresenta ainda imigrantes libaneses, palestinos, turcos (poucos mais tem), japoneses, chineses, coreanos, indianos, bangladeshis e outros.

Comida árabe:
O Shawarma (شاورما)
é uma das comidas árabes mais populares de Foz do Iguaçu. Claro que o Kibe (كبة) vai na frente em disparada já que foi popularizado no Brasil e Américas.
Chamado pela juventude de X Líbano ou algo parecido, o shawarma é feito em pão árabe (o que em São paulo chamam de pão sírio) feito aqui mesmo na fronteira. Não é por casualidade que a panificadora se chame Monte Líbano. O pão já caiu no gosto de muitos iguaçuenses. Não é raro ver gente de várias raças - inclusive nordestinos - levando o pão árabe para casa no fim do dia.


Japonês
Sashimi, sushi, sukiyaki, tambayaki e ouitros já são consideradas comidas nacionais - há bon sushi até na Churascaria Rafain na BR 689 e Sashimi no pesque e pague Wandscheer na área rural.

Chinês
Cresce o número de restaurantes chineses em Foz do Iguaçu. O Hokila - novo - serve buffet por kilo

Churrasco
Parrilla
Na Chapa

Continuarei ...