Além dos cafés coloniais existem ainda uma oferta enorme de produtos coloniais que são todas aquelas coisas feitas na colônia – repito aqui sinônimo de vida rural, roça. Fora isso ainda há as comidas e pratos de cada nacionalidade. Exemplos:
Alemães

Italianos

Acrescente a isso, as oferta e propostas criadas por quase todos os municípios ligadas a alguma festa local, aniversários e comemorações:
Porco no rolete
Pintado na telha
Dourado no carroussel
Porco à pururuca
Chipa paraguaia
Boi no Rolete
Foz do Iguaçu, que também margeia na região de Três Lagoas e na Vila Bananal, apresenta ainda imigrantes libaneses, palestinos, turcos (poucos mais tem), japoneses, chineses, coreanos, indianos, bangladeshis e outros.
Comida árabe:
é uma das comidas árabes mais populares de Foz do Iguaçu. Claro que o Kibe (كبة) vai na frente em disparada já que foi popularizado no Brasil e Américas.

Chamado pela juventude de X Líbano ou algo parecido, o shawarma é feito em pão árabe (o que em São paulo chamam de pão sírio) feito aqui mesmo na fronteira. Não é por casualidade que a panificadora se chame Monte Líbano. O pão já caiu no gosto de muitos iguaçuenses. Não é raro ver gente de várias raças - inclusive nordestinos - levando o pão árabe para casa no fim do dia.
Japonês
Sashimi, sushi, sukiyaki, tambayaki e ouitros já são consideradas comidas nacionais - há bon sushi até na Churascaria Rafain na BR 689 e Sashimi no pesque e pague Wandscheer na área rural.
Chinês
Cresce o número de restaurantes chineses em Foz do Iguaçu. O Hokila - novo - serve buffet por kilo
Churrasco
Parrilla
Na Chapa
Continuarei ...