Acompanhando o que tem saído na imprensa de Foz do Iguaçu sobre a posse no Conselho dos Municípios Lindeiros do Lago de Itaipu, tenho notado, com prazer, que tanto Élcio Zimmermann, o presidente que acaba de tomar posse, como o ex-presidente e prefeito de Marechal Cândido Rondon, Moacir Froehlich, falam da necessidade de assegurar que os royalties de Itaipu continuem sendo pagos além de 2023 sob risco dos mnicípos ficarem inviáveis. Quer dizer, os prefeitos dos municípios localizados às margens do Lago, com a exceção de Foz do Iguaçu, estão conscientes de que após 2023, o mapa aponta para a existência de um "Limbo" onde a Itaipu Binacional do jeito que está não exitirá mais. O Tratado que mantem a Itaipu do jeito que é não terá mais valor. O que virá então?
Parabenizo aos prefeitos lindeiros, repito, menos o de Foz do Iguaçu, por estarem falando sobre este tema. Aqui em Foz, quando jornalistas ou lideranças menores levantam a questão, alguém destaca alguma afirmação de que alguém, lá em cima, disse que nada vai mudar. "Todos podem ficar tranquilos porque os royalties serão pagos eternamente ou pelo menos enquanto durar a Itaipu" - foi uma das afirmações transmitidas recentemente. Muito bom que o Conselho dos Lindeiros esteja de olho. Seria bom que Foz do Iguaçu, baixasse de seu tradicional salto alto e desse sua "parcela de cooperação".
Um Blog de Jackson Lima dedicado à região turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu. limajac@gmail.com
Mostrando postagens com marcador Conselho_Lindeiros. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Conselho_Lindeiros. Mostrar todas as postagens
domingo, 13 de março de 2011
domingo, 27 de fevereiro de 2011
Conselho dos Lindeiros tem novo presidente: Froehlich empossa Zimmermann
O prefeito de Entre Rios do Oeste, Élcio Zimmermann é o novo presidente do Conselho dos Municipios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Ele assume o cargo por um ano a substituição ao prfeito de Marechal Cândido Rondon, Moacir Froehlich que disse, ao passar o cargo, (foto) Froehlich disse que "passa o bastão com a sensação de missão cumprida". A equipe do Conselho dos Lindeiros ficou assim: vice-presidente Moacir Luiz Froehlich; Jackson Follmann, secretário; Liani Gasparini, vice-secretária; Jucerlei Sotoriva, tesoureiro; Almir Bueno, vice-tesoureiro; acompanhamento de projetos ficou com a prefeita de Santa Helena, Rita Schimidt. A fiscalização dos trabalhos ficou por ccnta do prefeito de Guaíra, Manuel Kuba; prefeita de Santa Terezinha de Itaipu, Ana Carlessi e o prefeito de Missal, Adilto Luiz Ferrari. Como membros suplentes estão prefeita de Pato Bragado, Normilda Koehler e o prefeito de Medianeira, Elias Carrer.
Assinar:
Postagens (Atom)