Mostrando postagens com marcador Paraná. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Paraná. Mostrar todas as postagens

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Carnaval em Santa Helena no Caminhos ao Lago de Itaipu

Santa Helena, um dos 16 municípios que compõe o Fórum de Turismo Sustentável Cataratas & Caminhos, reserva à população da cidade e visitantes, muito mais que quatro noites de alegria. Para os dias 04, 05, 06 e 07 de março, a equipe organizadora prepara uma extensa programação para receber blocos carnavalescos e mais de 60 mil pessoas no balneário. A animação dos foliões ficará por conta das bandas 2001, Cowboys do Asfalto, Banda Herança e Festa da Espuma (Banda a definir). O evento promete ser a integração dos povos, pois além do Brasil, os vizinhos Paraguai e Argentina também vêm aproveitar o carnaval brasileiro. A organização está sob responsabilidade da empresa Paulo Roberto Eventos em parceria com a Prefeitura. A proposta é que os turistas encontrem festa, tranquilidade e contato com a natureza.
Os ingressos já podem ser reservados para os blocos. "Além de tornar a brincadeira mais animada, os foliões inscritos pagarão apenas R$ 2,00 nas fichas de cerveja, refrigerante e água, terão direito a passaportes para as quatro noites por R$20,00, e ainda ganharão um quiosque para acampar na faixa", conta uma das organizadoras, Gislene Grana.
Ela lembra ainda que cada bloco deverá ser composto por no mínimo 20 integrantes. Os interessados ainda podem se inscrever pelo telefone (45)9948-1775. Se depois de toda essa agitação ainda sobrar energia, a dica é aproveitar as águas da Balneário, que durante todo o evento será monitorada pelo Corpo de Bombeiros e IAP que divulga a qualidade da água. O pessoal da saúde esará atento divulgando informações e dicas para a proteção o que incluirá a distribuição de camisinhas nos bailes e acampamentos. Se cuidem! (Informações da Aseessoria)

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Ponte Queimada em Santa Helena, Paraná



Dizem que Carlos Prestes passou por aqui. Quer dizer foi neste local onde as forças, segundo o que se diz na região, legais que vinha de São Paulo, se encontrou com as forças rebeldes que vinham do Rio Grande do Sul. Para evitar o encontro, a turma de Carlos Prestes queimaram a ponte. E a ponte que eles queimaram é esta que aparece na foto. A base que vemos aí já é moderna. Foi construida sobre a base da ponte antiga. Hoje, uns 100 metors à esquerda desta ponte, passa a ponte nova que aguenta o trânsito pesado na da estrada que leva Guaíra. Em dversas ocasiões, a antiga ponte foi levada pelo rio. Quando estive lá, tirei fotos da ponte nova e fiz algumas fotos onde apareciam as duas. Porém infelizmente perdi as fotos e assim fico devendo não só as fotos mas até o nome do rio. Logo eu? Como esqueço de anotar o nome de um rio?

domingo, 6 de dezembro de 2009

Igrejinhas de Guaíra: NS del Perdón e NS de los Milagros de Caacupé



Guaíra tem duas igrejas muito charmosas. As duas têm nomes castelhanos. Uma se chama Nuestra Señora del Perdón, foi construída nos anos 30 pela Companhia Mate Laranjeira - empresa que fundou Guaíra com o nome de Monjolí, na época. A outra se chama Capilla (Capela) Nuestra Señora de los Milagros de Caacupé. Para quem for de longe, muito longe, e para quem nunca escutou falar em Nossa Senhora de Caacupé, eu conto que N.S.de Caacupé é a padroeira do Paraguai e tem uma Catedral Nacional na cidade de Caacupé, Paraguai. 

A Capela Nossa Senhora dos Milagres de Caacupé, foi construida por Dona Lucila Suárez Arguello, paraguaia de Capitán Bado na fronteira seca Brasil-Paraguai que começa logo após atravessar o rio Paraná. A igreja começou de uma devoção e obrigação religiosa que teve início com a mãe dela. No dia em que estive aí e fiz esta foto, havia um velório na igrejinha construída dentro do terreno da casa de Dona Lucila. No dia 12 de dezembro, que infelizmente perdi este ano,ela promove um almoço para a comunidade que já chega a juntar duas ou três mil pessoas. 

Tudo de graça, rua fechada oficialmente e toneladas de carne. A igreja é tudo para o bairro que se chama Vila Velha. A dona Lucila lembrou que no bairro não há um local para velar pessoas assim todos podem usar a capela.

Mais sobre Dona Lucila