domingo, 6 de dezembro de 2009

O Secretário e sua Secretaria




No momento, eu gostaria de agradecer o secretário de turismo de Guaíra,Adilson Lopes por ter nos recebido tão bem em Guaíra. Chegamos à noite, ele veio até o Hotel Deville onde estávamos hospedados, nos levou em seu carro até o restaurante onde fomos 'recebidos' literalmente pelo prato típico da cidade, o pintado na telha. No outro dia, ele nos acompanhou a todos os lugares em que fomos e especialmente, me marcou profundamente, na visita à casa do Frei Pacífico, ex-religioso, escultor, artista e grande estudioso das questões ligadas ao antigo Guayrá, seus habitantes, a história, a religiosidade e muito mais.

Antes de irmos à casa do Frei Pacífico, passamos na Secretaria de Turismo ( casa na foto inferior) onde assistimos a um vídeo falando sobre Guaíra, o Guayrá - a cidade brasileira que começou antes do Brasil, como elels dizem por aqui, e aprendemos sobre os peocessos de desapropriação das terras onde podem estar as ruínas da espanhola Ciudad Guayrá. O único problema é que a antiga Guayrá está hoje em Terra Roxa - município vizinho filho de Guaíra.

Naquele domingo, nós deveríamos ter ido de barco à Lagoa Saraiva, à Ilha das Gaivotas, mas não fomos por cautela, o vento estava para virar e mesmo que não acontecesse nada de mal, não poderíamos prometer a ninguém coisas do tipo, estarei aqui às 12h em ponto. Mas para mim o tempo gasto na compánhia do secertário e na casa do Frei Pacífico compensou. O único problema é que agora me comprometi comigo mesmo a voltar, rever o Frei, trocar idéias, conversar mais com o secretário e descobrir mais sobre a cidade e seu povo. Por eqnautno gostaria de desencorajar a todos que planejem passar voando por Guaíra sem parar. Não faça isso. Vai se arrepender. A turma que esteve no Famtur fez um juramento de estaremos voltando. Só falta marcar a data!

Nenhum comentário:

Postar um comentário