quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Chocolates Duda - uma surpresa e tanta em Medianeira


Um dos primeiros lugares que visitei no Famtur foi o Chocolates Duda em Medianeira, Paraná, próximo a Foz do Iguaçu. Quer dizer, se você estiver indo para Foz do Iguaçu pela BR 277, você vai passar por Medianeira primeiro. Eu fiz várias fotos no Chocolates Duda que é uma fofura de lugar ams, nem eu posso acreditar, perdi todas. A foto acima retirei do site oficial. Voltando ao assunto: o que mais impressionou lá foi a energia feminina colocada no negócio que é impressionante. Eu como mui macho, quer dizer masculino, às vezes tenho dificuldades de entender como as mulheres conseguem com idéia simples, manter um rumo, se dedicar a um negócio humilde, fazê-lo prosperar e ainda por cima imprimir um certo glamour à coisa, vestir-se bem, assumir uma ar de rainha e finalmente decretar-se empresária, empreendedora e vencedora.

Nós homens para fazer algo parecido, viraríamos mâo de vaca, sujo, trabalhando longas horas, sovinamente economizando para construir um império pela força e por fim morrer mais moço por falta de cuidados e carinho com o corpo. Neste caso, aqui, a estrela desse céu se chama Alexandra Marasca R. de Santes, a filha. E o que é o R? Não me pergnte! Bela elegante encaixando perfeitamente em tudo aquilo que eu disse antes, Alexandra me disse que está "nesse local" que aparece na foto acima, há seis anos. Tem uma loja também no centro de Medianeira. Porém no total são 12 anos em que Alexandra Marasca e a mãe Maria Marasca da Rosa, entraram no negócio do chocolate.

"Começamos numa garagem", disse Alexandra só para confirmar aquilo que eu disse sobre as mulheres nos negócios. O homem pensaria logo numa "Garagem de Carros". O chocolate é alma do negócio mas na lojinha também tem vinho, cestas etc "que você pode montar o presente", diz Alexandra. E, já que este é um blog com ligações turísticas, destaco mais uma frase de Alexandra porque a mãe não gosta de cnversar muito. "Somos cadastrados no Cadastur". Onde? Olhe, que há cidades turísticas bem maiores onde os "marmanjos" não tem nem idéia do que é Cadastur" e por isso, muito menos estarem cadastrados nele. Além de ter tido aquele palpite de que chocolate poderia virar negócio, Alexandra contou que participou em treinamentos promovidos pela Associação Comercial de Medianeira com o Sebrae. Além de participar nos interesses comerciais puros, Alexandra e mamãe souberam apoiar e embarcar no trem do turismo. "No começo muita gente não achou que Medianeira tivesse interesse turístico e que um dia pudesse receber turistas", disse a Alexandra, por essa hora, já uma heroína para mim. Mas, erraram aqueles que pensaram assim.

Claro que os turistas não vêm de Toronto (Canadá) ou de Lublijana (Ex-Iugoslávia) para Medianeira direto. Mas vêm graças aos truques do turismo de interesse especial tanto do exterior como de cidades vizinhas. É o caso de Foz do Iguaçu, que manda muita gente para medianeira e para o Chocolates Duda. Um exemplo diso é a Escola Dinâmica - parte do conglomerado de educação que vai do maternal à terceira idade. "todos os anos recebemos excursões especiais da Dinâmica", contou Duda. Quem? Ah! Esqueci de dizer no começo. Duda é como dona Maria chamava a filha Alexandra. Vem Duda! Cadê a Duda? E asim Duda foi se firmando e hoje está aí. Agora, diga-me uma coisa: como fica melhor Chocolates Duda ou Chocolates Alexandra? Ou é Alexsandra? Seja como for deu tudo certo. Hoje o Chocolates Duda é membro com placa e tudo do Instituto Caminhos ao Lago de Itaipu junto com outras empresas de Medianeira e da rota Caminhos ao Lago!

Nenhum comentário:

Postar um comentário