Agora é oficial. O artesanato produzido em Santa Terezinha de Itaipu (STI) ganhou três coleções oficiais. São três linhas diferentes que querem destacar, cada uma, aspectos diferentes da identidade da cidade. Ao passo que Moscou comemorou 1.210 anos, Curitiba anda na casa dos 300, Santa Terezinha completou 28 anos. Que tradição uma cidade com 28 anos pode ter? Um convênio assinado entre a cidade e o Projeto Ñandeva buscou e encontrou a resposta para esta pergunta. Três coisas indeintificam STI: (1) agricultura, (2) a Praia ou, em outras palavras, o Terminal Turístico Alvorada de Itaipu e (3) a devoção e respeito da cidade por Santa Terezinha das Rosas a santa que dá nome à cidade. Quer com esse nome ou com qualquer outro nome com se apresente, Santa Terezinha sempre traz consigo belas e maravilhosas rosas vermelhas. A coleção chamada Rosas de Santa Terezinha, como mostra a foto, inclui toalhas, colchas e lençóis, fronhas, e outras peças de decoração elaboradas cuidadosamente pelas artesãs.
Já a coleção "Colonia" tem a soja, o trigo e o milho como estrelas. "Embora invistamos na industria, a agricultura ainda é nossa principal vocação" disse a prefeita Ana Calessi. Ao contrário da coleção Rosas de Santa Terezinha que é vermelha, na linha da Colônia o verde é o rei e a presença dos grãos que garantiram o pão e manteiga também é onipresente. Há panos de prato, colchas, fronhas e objetos de decoração.
Qanto a coleção "Praia" é a mais fashion das três no sentido de moda, moda. Camisetas, cangas, saídas de praia, sandálias, bolsas, bonés e chapéus, serigrafados ou bordados. Vale a pena conferir. Em todas as coleções, as artesãs aceitam encomendas. A produção artesananal de STI e dos outros municípios do Cataratas & Caminhos ao Lago de Itaipu é conhecida tecnicamente como "produção associada ao turismo". O que significa que os turistas que planejem ir a Santa Terezinha de Itaipu já sabem o que pódem adquirir. Siginfica também que Santa tererzinha tem o direito de ter um lugar em Foz do Iguaçu que é o Destino Indutor do Desenvolvimento Turístico da Região. O lançamento das coleções do artesanato de Santa Terezinha de Itaipu aconteceu na terça-feira, dia 7, na Feira do Produtor onde estiveram expostas para os visitantes. A partir de agora, as novas coleções estarão disponíveis na Casa do Artesão contígua à, ou seja, grudada à Feira do Produtor no centro de STI. Nâo há como errar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário