Um Blog de Jackson Lima dedicado à região turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu. limajac@gmail.com
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Torta de Mandioca do Recanto Olivo
É torta de mandioca? Ou será lasagna? Corregirei se estiver errado. O fato é que este prato criado pela Dona Marinês Olivo do Recanto Olivo é tão bom que , para mim, seria injusto pedir a receita. E assim não pedi. Mas escutei uma senhora do coral Nostra Gente arrancando a receita. Escutei também outra pessoa dizer que a Dona Marinês poderá ter esquecido algum ingrediante à propósito. A lasagna de mandioca era parte do buffet que tinha uma quantidade incrível de pratos, frios, quentes, mornos, todos ricos e belos e uma verdadeira ameaça à anorexia, dietas e linhas finas do povo da cidade.
Conversei com muita gente que fez viagem à região e todos se lembram com prazer de como estavam cansados de comer tanto. Marinês Olivo toca o Recanto com o marido Valentin há pelo menos 10 anos. Após o almoço, para esticar as pernas e conhecer a propriedade da família Olivo, descobrimos que o Recanto Olivo está às margens do rio Ocoí.
Desde criança, Valentin vê gente vindo de Medianeira para banhar-se no rio Ocoí dentro da propriedade. "Só que ninguém dizia vamos para o Ocoí, dizia vamos lá no rio do Olivo, que era o meu pai", conta Valentin. Por isso Recanto Olivo. Nos útlimos anos, viver da agricultura e pecuária ficou muito difícil. Muita gente foi embora do sítio. A família Olivo escapou da sina. Diante das dificuldades, Marinês lembrou ao marido que eles tinham um grade privilégio de ter um local dentro da propriedade para onde vinham as pessoas do centro e pediam picolé, gelo, lanches. Porque a gente não faz alguma coisa? Perguntava Marinês.
Valentin não queria nem saber. "Ele só queria criação, bichos, galinhas", lembrou Marina. Pouco a pouco a mulher foi ganhando terreno. Hoje, Valentin reconhece, a família já começõu a viver das visitas, campistas, hóspedes, famílias que vem ao recanto acampar. E Valentin não é o único homem na região que foi puxado pela mão pela mulher e levado ao negócio do turismo rural. Em próximas postagens ou publicações deste blog, mostrarei fotos do Recanto. Por enquanto só estou pensando na lasagna-torta de mandioca.
---
Nota: O Valentin Olivo disse na conversa que não sabia o que significava Ocoí. Eu lhe disse que ia olhar nos meus dicionários de guarani. Adiantei que o 'í' significa pequeninho. Verifiquei que a grafia correta deveria ser Oky'í onde Oky quer dizer chuva e 'í' quer dizer pequeno. Assim Oco'í ou Oky'í significaria "Chuvinha" - de repente por que havia neblinas ou vapor de água próximo a alguma cachoeira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário