quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Barco Vitoria II na Histórica Porto Mendes

Os animais são incríveis. Este cavalo tenta até umas manobras de nado sincrônico 

O barco na foto esta ancorado em uma parte muito histórica do lago de Itaipu. Ele está no atual distrito de Porto Mendes próximo do Porto Mendes anterior que fazia parte da Fazenda Britânia mencionada na próxima postagem. Os barcos que vinham de Buenos Aires com carga para Guaíra chegavam até aqui e daqui em diante a carga seguia por trem. Hoje o Porto Mendes pertence ao município paranaense de Pato Bragado. E Pato Bragado são duas coisas. primeiro é o nome de um pato - uma espécie de pato. Era o nome também de um barco argentino que ancorava no Porto Mendes. 

Para mim, o barco Vitoria II que aparece na foto mantem a tradição de navegação na região. O barco está na água há quatro anos. Foi construído aí mesmo no local onde aparece. Olivo Antônio de Castilho, o capitão e proprietário supervisionou e acompanhou todo o projeto. O mestre construtor foi contratado em Assunção, Paraguai e o arquiteto naval é brasileiro. Enquanto os turistas não vem em grandes números, Olinto de Castilho mantem umserviço de travessia (legal) entre Porto Mendes (brasil) e Marangatu (Paraguai). No lado paraguaio a população mais próxima é Nueva Esperanza que até pouco tempo se chamava Troncal Cuatro. Essa travessia ele faz há 18 anos. Se utilizava então pequenas embarcações. 

Ele contou que entrou na navegação sem ter planejado. O dono das pequenas embarcações terminou sendo o sogro dele. Ele casou com a filha do proprietário e continuou trabalhando traquilamente na lavoura. Até que o sogro o convidou para ajudar. Os horários para a travessia são 8h da manhã, 10h45 e 16h30. Três horários. Deve haver mais tres horários feitos por embarcações paraguaias segundo o modelo de todo o transporte concedido nas fronteiras baseado na reciprocidade. Porém, o empreendedor está preparado para receber turistas que possam fretar o barco para passeios na região. 

Entre outros roteiros Olivo sugere 1) partir do Porto Britânia onde ele está (Porto Mendes) até a Base Náutica de Porto Mendes e daí entrar no Rio São Francisco Falso, passando pela ponte até a Marina Nacional de Itaipu - aquela que tem um restaurante que serve comida alemã.

Um comentário:

  1. Porto Mendes pertence ao município de Marechal Cândido Rondon... só pra avisa hehe

    ResponderExcluir