quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Fazenda Britânia





Tenho certeza ou quase certeza de que a casa que aparece na foto foi construida por ingleses e era parte da Fazenda Britânia. Este terreno está no distrito de Porto Mendes que é parte de Pato Bragado. Historicamente, Porto Mendes era o fim da linha da estrada de ferro ou ferrovia Guaíra - Porto Mendes construída pela Cia Mate Laranjeiras. A ferrovia fazia a ponte entre o Porto de Guaíra e Porto Mendes. Cargas que viam da Argentina via rio Paraná com destino a Guaíra ficavam em Porto Mendes a partir daí a carga continuava de trem (locomotiva da foto). Entre os dois portos as águas do Paraná corriam forte até encontrar as Cataratas de Guaíra, também conhecidas como Salto del Guayrá no Paraguai e Salto das Sete Quedas no Brasil (ou ainda Sete Quedas de Guaíra).

A história da região está envolvida com a erva mate e com a exploração da madeira. Os grandes e preendimentos que faziam essa exploração eram chamados de "obrajes". As principais obrajes da região eram: 1) Família Matte, 2) Braviaco, 3) Cia Paranaense de Colonizaão Espéria Ltda 4) Domingo Barthe 5) Lopeí de Núñez y Gibaja 6) Fazenda Britânia 7) Porto Artaza e 8) Mate Laranjeira que fundou Guaíra em 1909.

Trabalhando....

Um comentário:

  1. Esta casa foi construida por meu Avô Gustavo Alfredo Diesel ,por volta de 1954.Fica no km 4 da estrada do Porto Britania a Pato Bragado.

    ResponderExcluir