Olhe bem para esta simples telha. Se eu entendi bem, ela é uma telha original da Ciudad Real del Guayrá uma das cidades mais velhas da região fundada pelos espanhóis para garantir a peresença espanhola no Guairá e destruída pelos bandeirantes garanir a presença portuguesa. Hoje, o que restou da Ciudad Real del Guayrá ou o que porderíamos chamar de evidências antropológicas e arqueológicas da antida Cidade Real do Guairá, uma tradução ao português, não está mais na Guaíra atual. Mas sim np município vizinho de Terra Roxa que também é parte desse roteiro integrado de turismo do Oeste do Estado do Paraná. Segundo o Ipardes, Terra Roxa foi desmembrada de Guaíra em 1962, assim como Guaíra foi desmembrada de Foz do Iguaçu em 1952.
Assim partindo de uma cabeça arqueológica a antiga Ciudad Real del Guayrá é Guaíra - uma Guaíra extensa que foge dos limites da Guaíra atual. Tenho entendido, pelas informações que foram dadas e por algumas coisas que li que há uma região em Terra Roxa onde se concentram evidências da Ciudad Real e que, muito me alegrou saber, estaria fora da área de visitação. Por quê? Porque se a coisa é arqueológica, o assunto é muito sério. É área de pesquisa. Toda a região tem muito a ganhar, o Paraná tem muito a ganhar, o Brasil, o Mercosul, ou melhor Ibero-América tem muito a ganhar com as descobertas e a confirmação da afirmação de que "encontramos a Ciudad Real del Guayrá. Esta simples telha se encontra na casa do Frei Pacífico que era frei franciscano da Congregação dos Irmãos Menores.
O Frei Pacífico é um dos motivos para se ir a Guaíra. Como sempre, em todos os lugares há uma pessoa que toma para si a responsabilidade de fazer o que deveria ser feito por uma comunidade. O Frei, hoje casado, pai de filhos - não sei quantos, se dedica ao estudo de tudo quanto é Guayrá (Guairá) em essência. Como um ex-secretário de turismo da Patagônia me disse uma vez, há regiões que são maiores do que as regiões às quais elas estão subordinadas. Ele deu como exemplo: Patagônia, Amazônia, Orinoquia às quais eu acrescento Guayrá. Guayrá não é só Guaíra. Guaíra é muito mais que a Guaíra - a cidade, muito mais que as Sete Quedas, muito mais... ! Nas próximas postagens me dedidarei a expor coisa Guayreñas!
pretendo escrever um livro sobre a ocupação jesuitica da antiga ciudad real del guayra, ja tenho algum material, mas ainda acho meio vago, quem possui material para me ajudar....abraço
ResponderExcluir