sábado, 27 de fevereiro de 2010

O rio Ocoí no Oeste do Paraná corta a propriedade do casal Valentin e Marinês Olivo em Medianeira no Paraná. Há cerca de 10 anos eles acrescentaram o turismo rural e o lazar ao sítio que antes se dedicava e sofria 100% na agricultura. Hoje, a propriedade continua produzindo comida, mas é também o Recanto Olivo. Tenho boas lembranças do dia em que almocei lá junto com os companheiros do Famtur que deu início a este blog. O Valentin Olivo disse na conversa que tivemos que não sabia o que significava Ocoí. Eu lhe disse que ia olhar nos meus dicionários de guarani. Adiantei que o 'í' significa pequeninho. Verifiquei, já em casa, que a grafia correta deveria ser Oky'í onde Oky quer dizer chuva e 'í' quer dizer pequeno. Assim Oco'í ou Oky'í significaria "Chuvinha" - de repente por que havia neblinas ou vapor de água próximo a alguma cachoeira. O que sei que há.
Desde criança, Valentin vê gente vindo de Medianeira para banhar-se no rio Ocoí dentro da propriedade. "Só que ninguém dizia vamos para o Ocoí, dizia vamos lá no rio do Olivo, que era o meu pai", conta Valentin. Por isso Recanto Olivo. Nos útlimos anos, viver da agricultura e pecuária ficou muito difícil. Muita gente foi embora do sítio. A família Olivo escapou da sina. Diante das dificuldades, Marinês lembrou ao marido que eles tinham um grade privilégio de ter um local dentro da propriedade para onde vinham as pessoas do centro e pediam picolé, gelo, lanches. Porque a gente não faz alguma coisa? Perguntava Marinês.
Valentin não queria nem saber. "Ele só queria criação, bichos, galinhas", lembrou Marisete. Pouco a pouco a mulher foi ganhando terreno. Hoje, Valentin reconhece, a família já começou a viver das visitas, campistas, hóspedes, famílias que vem ao recanto acampar. E Valentin não é o único homem na região que foi puxado pela mão pela mulher e levado ao negócio do turismo rural. Em próximas postagens ou publicações deste blog, mostrarei fotos do Recanto. Por enquanto só estou pensando na lasagna-torta de manidoca servida lá. A receita: um segredo!
Hoje o Recanto Oliva é uma grande sugestão para quem quer almoçar, acampar, fazer passeios no campo na região de Medianeira. Uma das surpresas do Recanto é Ponte sobre o rio que é parte de uma caminhada ao longo e ao redor desta parte do rio. Grande idéia. Na segunda etapa desse recorrido, voltarei ao Recanto e logo conto mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário