segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Il Casteleto dal Pozzo

O nome oficial é Casteletto dal Pozzo. Para a maioria dos milhões de usuários da BR 277 que passa pelo local, o nome é Casteliho - que no mesmo. Quantas vezes passei pelo Castelinho! Nunca parei. Um dos primeiros motivos é que sempre passo de ônibus indo para algum lugar. Para Curitiba, para Cascavel, São Paulo, Porto Alegre ou Capitâo Leônidas Marques. Nesse caso passo abordo dos ônibus da Cattani Sul. E quando vou em automóvel pequeno, vou de carona. Assin nunca tive a autonomia de dizer pare aqui. 

Por sorte, o Casteletto dal Pozzo estava no roteiro do FAMTUR. O Casteletto dal Pozzo que hojé é membro do Instituto Caminhos ao Lago de Itaipu, foi fundado por Aurélio Baptista Dal Pozzo em 1977. "Era coisa pequena ao lado da estrada", conta Zoé Zita dal Pozzo. O "Seu" Aurélio começou vendendo frutas. Um ano depois, em 1978, passou a oferecer salada de frutas. Diga-se que a salada de frutas é marca da casa e continua a mesma desde então. Zoé contou que o Casteletto em si, começou em 1988, dez anos após o começo da venda de salada de frutas. 

A idéia original do empreendimento era ser um Chocolate Caseiro. Mas logo a idéia tomou forma e passou a incluir o restaurante e a venda de outros produtos. Mais tarde fpi incorporada uma outra construção: a Pirâmide. Foi uma sugestão do arquiteto Claudio Bozio que hoje pode estar vivndo em Foz do Iguaçu. "Ele fez um desenho louco e não encontrava ninguém que gostasse até encontrar o meu pai", lembra Zoé. 

"Meu pai topou e com dinheiro ou sem dinheiro tocou a obra". O aquiteto fez a Pirâmide seguindo as medidas da Pirâmide Queops. Para construir o Casteletto, os pedreiros vieram do Rio Grande do Sul e ficaram dois anos basicamente morando com a família. O Castelo é revestido com uma pedra que na época era barata e só era trabalhada no Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário